Laudo técnico para autoclave
O laudo técnico para autoclave avalia a integridade desse equipamento. Por meio de inspeções, é verificado se o instrumento está adequado e em perfeita funcionalidade. Portanto, ele certifica a segurança do dispositivo para a realização de suas operações.
Assim, a autoclave é um dispositivo utilizado para esterilização de materiais. Por isso, é comum ela ser encontrada em laboratórios e hospitais. Dessa forma, o procedimento é realizado da seguinte maneira. Primeiro, o material contaminado é colocado na máquina.
Logo, ele é submetido a um vapor de água numa temperatura bastante elevada. Então, passado tempo suficiente para eliminar qualquer microrganismo, o material é retirado de lá. Por fim, existem dois tipos de autoclave: as de pré-vácuo e as gravitacionais.
Dessa maneira, acompanhe esse artigo e saiba mais sobre os diversos modelos de autoclave. Assim como, os requisitos para o laudo técnico para autoclave. E também quem pode realizar essas inspeções.
Dica: Fale com um especialista e tire suas dúvidas!
Autoclaves são enquadradas na NR-13?
Sim, afinal as autoclaves são vasos de pressão. Assim, dentro da NR-13 constam diversos testes e inspeções para garantir seu pleno funcionamento.
Quais os requisitos para realizar?
A fim de realizar o laudo técnico para autoclave, o contratante deve disponibilizar as seguintes informações:
- Projetos construtivos;
- A listagem detalhada de todos os seus dispositivos de segurança.
Tipos de autoclave
Há dois modelos de autoclaves disponíveis no mercado: a autoclave gravitacional e a pré-vácuo. Saiba mais detalhes sobre cada uma delas a seguir.
Autoclave de alto vácuo
É considerada como a autoclave mais segura. Pois evita ar residual, já que o mesmo é totalmente retirado. Assim, ela é operada a partir de bombas a vácuo.
Autoclave de vácuo único
Nessa autoclave, o ar é retirado de dentro do dispositivo de uma só vez.
Autoclave de vácuo fracionado
Com esse equipamento, o ar é removido através de bombas de vácuo. Dessa forma, ao mesmo tempo, o vapor é inserido no dispositivo.
Autoclave por gravidade
A autoclave gravitacional é considerada o tipo mais comum em laboratórios. Então, possui diversos tamanhos e dimensões.
Assim que o vapor quente é inserido dentro do equipamento, o ar frio é forçado a sair. Isso acontece a partir de uma válvula na parte inferior da autoclave, graças à gravidade.
Dica: Saiba tudo sobre a NR-13
O que é avaliado na inspeção de segurança de autoclaves?
O laudo técnico para autoclave avalia vários fatores para garantir o total desempenho do equipamento. Dentre eles:
- Condições estruturais do equipamento;
- Avaliação visual externa e interna;
- Avaliação para identificação de trincas e prováveis rompimentos;
- Análise dos procedimentos de operação;
- Vida residual;
- O aspecto do equipamento depois das variações cíclicas.
Quais as finalidades da inspeção?
A principal função da inspeção é garantir a plena operação do instrumento. Ou seja, esse documento avalia se o equipamento está cumprindo sua atividade com eficiência.
Logo, é importante manter o laudo técnico em dia. Assim sendo, a inspeção é feita de modo anual. Entretanto, se houver qualquer problema, ela deve ser antecipada, a fim de averiguar falhas.
Quem pode realizar as inspeções conforme a NR-13?
O laudo técnico para autoclave precisa ser realizado por uma empresa especialista no assunto. Inclusive, com as devidas credenciais. Para isso, os profissionais devem ser treinados e possuir os equipamentos certos.
Além de emitir o parecer com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Por isso, ao buscar esse serviço, avalie se a empresa tem a licença adequada.
A Meta Engenharia é especializada em soluções eficientes para sua empresa. Saiba mais no banner abaixo:
Comece a escrever aqui...